Como abrir um food truck?

Dos modelos de negócio voltados para alimentação o food truck é um dos mais atrativos. A novidade no Brasil virou modismo entre os consumidores e anda se tornando o modelo de negócio preferido de muitos empresários. Para quem deseja investir temos dicas e os passos a serem seguidos

Vantagens do food truck como negócio

O food truck é um modelo de negócio do ramo de alimentação. Móvel, ele é uma nova versão do vendedor de comida na rua mas muito mais incrementada e higiênica. É um mini restaurante sobre rodas com veículos adaptados com direito a cozinha, refrigeração e outros atributos para conservar os alimentos.

Este tipo de modelo de negócio já é usado há anos nos Estados Unidos com sucesso e em outros países em menor número. No Brasil chegou como uma onda de modernidade e tudo indica que veio para ficar. Por que aderir, por algumas vantagens

Não necessitar de um ponto comercial é uma das vantagens. Sua estrutura será um trailer, um veículo adaptado ou algo do tipo totalmente móvel. Deve ser estacionada em locais permitidos para isso e pode começar a vender. Não há aluguel do estabelecimento comercial e taxas de bombeiro, prefeituras e outras afins. Tire mais dúvidas sobre como abrir um food truck.

Outros pontos a serem levados em consideração como vantagem é:

  • Seu negócio pode mudar de lugar a qualquer momento, permitindo explorar novos pontos quando a venda cair em um local
  • Um veículo adaptado é mais barato que montar uma loja;
  • É tendência e com isso a divulgação é bem mais rápida para atrair clientes

Como fazer para montar um food truck

O primeiro passo é buscar um veículo adaptável para cozinhar ou armazenar os alimentos. A boa notícia é muitas lojas se voltarem a vender trailer adaptável, reboques e outros modelos para se tornar a base para o negócio. O valor a ser investido na estrutura varia de acordo com o tipo de veículo e adaptação para cozinhar, armazenar, dentre outros.

Tudo deve ser analisado, antes de abrir um food truck

O segundo passo e mais importante é: qual nicho de mercado investir? O que você vai vender? Sabemos ser lanches rápidos, mas de qual tipo? Analise a concorrência, tendência do mercado em sua cidade e se pode criar uma receita nova diferenciada para atrair clientes. Não vale a pena investir em mais do mesmo.

Um dos pontos mais importantes de análise é a escolha do lugar. Quanto mais gente passar melhor. Vale a pena ficar próximo a pólos de food truck se o produto ofertado se diferenciada para não ser ‘mais um’ na concorrência. Em muitas cidades há ruas inteiras com este tipo de alimentação onde os clientes já sabem para qual local se dirigir em busca de um lanche ou refeição diferenciada.

  • Com permissão para estacionar de acordo com a legislação local
  • Seguro para os comerciais e seus clientes
  • Com uma enorme quantidade de transeuntes
  • Invista em visual.

Um nome diferenciado e chamativo de acordo com o alimento oferecido para compra é um ponto importante para chamar a atenção do cliente. Depois é só divulgar e colocar as mãos à obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *