Como funciona o patrocínio dos Programas da TV aberta

Com uma grande parte dos telespectadores tendo mudado para pacote da TV a cabo e novos sistemas que oferecem conteúdo e programação exclusiva, você já deve ter se perguntado como a TV aberta faz para se manter funcionado.

Isto é possível através do patrocínio dos programas através de marcas famosas que desejam alcançar a visibilidade de determinado público.

As emissoras de televisão são mantidas a partir de patrocínio, visibilidade e venda de produtos. Este sistema está instalado há muitos anos e é uma das principais fontes de renda dos canais de televisão.

Mas como as marcas passam a patrocinar os canais? Bem, as grandes empresas não promovem a renda diretamente para a emissora, mas sim através dos quadros e programas de televisão.

Se você já assistiu o Caldeirão do Huck, por exemplo, deve ter notado que o mesmo está sempre promovendo produtos da Ypê. O entretenimento divulga também a promoção YPÊ, uma grande oportunidade de premiação para quem compra os produtos.

Essa divulgação dá-se ao fato da YPÊ promover capital para financiar alguns quadros que acontecem no Caldeirão do Huck, ou em outro entretenimento.

Quando a empresa identifica um determinado público alvo, ela pode fazer uma proposta de patrocínio para determinado quadro ou programa, e esse acordo fica previsto sobre contrato legal.

Sendo assim, as marcas escolhem por qual canal irão alcançar a visibilidade desejada, fazem a proposta e passam a patrocinar a emissora através de um contrato.

Por isso, você provavelmente vai ver muitas das Promoções 2020 sendo divulgadas na sua telinha e até sendo televisionadas pelo canal da TV aberta que você acompanha.

Com o avanço da tecnologia, muitas pessoas preferindo assistir seus programas através de plataformas como o Youtube, muitos contratos não foram renovados com os canais de TV.

Mas apesar desta mudança, os contratos têm sido mantidos e você pode verificar esta afirmação através de programas líderes em audiência como o Big Brother Brasil, em que podemos visualizar várias marcas diferentes participando ao longo do reality.

As promoções mencionadas também representam segurança para os contratos de patrocínio, uma vez que muitas pessoas da geração anterior preferem ser informadas pela televisão.

Como você pode conferir, o sistema de patrocínio é fundamental para o funcionamento dos canais da TV aberta. Quanto maior é a capital alcançada com este recurso, melhores e mais dinâmicos são os programas.